UMinho Open Weekend

CEB and DEB will open their doors in an Open Weekend that intends to show to the youngest how to produce yogurt and to use yeast in experiments

Como produzir iogurte natural e como imobilizar células de fermento de padeiro são duas das experiências que os alunos do ensino básico e secundário vão poder acompanhar no próximo fim de semana no âmbito do Open Weekend, uma iniciativa da Universidade do Minho a que se associa o Centro de Engenharia Biológica. Demonstrações científicas e experiências em laboratório são algumas das iniciativas que o CEB preparou para receber alunos, assim como os seus familiares, professores e orientadores vocacionais.
Com a realização destas iniciativas, nos dias 24 e 25 de março, sexta-feira e sábado, respetivamente, pretende-se envolver os estudantes do ensino não superior, mostrando o trabalho que é desenvolvido no CEB, a fim de captar futuros alunos para as áreas da investigação e da ciência.
Nas quatro atividades previstas incluem-se experiências como a produção de iogurtes, onde se prevê uma simulação da produção de iogurte natural à escala laboratorial, para compreender os mecanismos associados à fermentação láctica. Outra das experiências a desenvolver nestes dias tem a ver com a hidrólise de sacarose, para quantificar os produtos constituintes da reação. As restantes experiências envolvem trabalhos com o fermento de padeiro e enzimas de batata de casca vermelha.
Todas estas experiências têm como objetivo permitir aos estudantes um contacto privilegiado com o mundo da ciência, através do desenvolvimento de vários produtos e do contacto com os investigadores.
Os participantes que se queiram inscrever nestas atividades têm a oportunidade de escolher e preparar a sua própria agenda segundo o interesse que tenham em determinado tema, sendo que todas as atividades se repetem ao longo dos dois dias.
O Open Weekend é uma iniciativa da Universidade do Minho a que se juntaram várias escolas e centros de investigação que vão permitir aos visitantes conhecerem as várias vertentes do ensino ministrado na UMinho, assim como a ciência produzida nesta instituição. São várias as escolas e institutos que se associam a esta iniciativa, entre as quais o CEB e o Departamento de Engenharia Biológica - DEB (de que o CEB está associado). Neste departamento, são ministrados diversos cursos superiores, dos vários níveis de ensino, em áreas tão distintas como Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Biotecnologia, Bioinformática, Gestão Ambiental, Tecnologia e Ciência Alimentar e ainda as Micro/Nano Tecnologias. As atividades do CEB decorrem no Campus de Gualtar, em Braga.

A inscrição no Open Weekend é gratuita. Os interessados devem efetuar a inscrição em https://store.uminho.pt/pt/open-weekend