Verão no Campus 2017 - Biotecnologia e Bioengenharia Industrial


Realização de ensaios laboratoriais em espaço laboratorial sobre: 
(i) Aquecimento óhmico como alternativo aos tratamentos térmicos convencionais:  nestes ensaios, uma suspensão celular (e.g., levedura de padeiro) será tratada num aquecedor óhmico e a viabilidade final dos microrganismos verificada. Este ensaio simulará um sistema industrial alternativo à pasteurização. 
(ii) Desinfeção de superfícies: nestes ensaios, será efetuada a preparação e a inoculação de culturas planctónicas e sésseis microbianas e será avaliada a sua viabilidade após tratamento com agentes antimicrobianos (e.g. desinfectantes, detergentes, óleos essenciais). Este ensaio simulará uma prática de desinfeção industrial.
(iii) Separação de compostos por processos membranares: nestes ensaios, uma suspensão de micropartículas em solução aquosa com glucose e com uma proteína será filtrado por uma membrana de porosidade controlada para separa as partículas e as moléculas em função da sua dimensão. Este tipo de operação (denominada de filtração tangencial) é utilizada, por exemplo, na hemodiálise. 
(iv) Ensaios de fermentação alcoólica: nestes ensaios, um reator com capacidade de 1 litro será inoculado com uma levedura cervejeira e a conversão de açúcares em etanol será acompanhada.


External Link: https://www.uminho.pt/PT/ensino/futurosestudantes/programa-verao-no-campus