Summer on Campus 2018 - Biotechnology and Bioengineering

This activity aims at promoting culture, science and art amongst youths, and assist students keen on furthering education to make sensible rational choices for the future.

O Verão no Campus pretende ser, não só um espaço de aprendizagem para jovens alunos do ensino secundário, mas também fomentar o espírito de trabalho em equipa, e laços de amizade e confiança mútua, através das diversas atividades pedagógicas, lúdicas e culturais levadas a cabo em ambiente universitário. Os estudantes terão ainda a oportunidade de conhecer as cidades de Braga e Guimarães, de conviver com colegas de diferentes regiões geográficas e de aprenderem enquanto se divertem a experimentar as ações científicas, culturais e desportivas propostas.

O Departamento / Centro de Engenharia Biológica preparou um programa no domínio da biotecnologia e bioengenharia com várias tarefas (*) onde os participantes serão acompanhados por professores, investigadores e alunos da Universidade - os "padrinhos UMinho".

Em resumo, os jovens terão a possibilidade de passar umas férias diferentes, junto dos alunos e dos professores da Universidade do Minho, nas instalações da instituição, e vão poder aprender enquanto se divertem, ao mesmo tempo que descobrem a área científica que mais se enquadra nas suas preferências e aptidões.

(*) Realização de ensaios laboratoriais sobre:
  1. Aquecimento óhmico como alternativo aos tratamentos térmicos convencionais:  nestes ensaios, uma suspensão celular (e.g., levedura de padeiro) será tratada num aquecedor óhmico e a viabilidade final dos microrganismos verificada. Este ensaio simulará um sistema industrial alternativo à pasteurização.
  2. Desinfeção de superfícies: nestes ensaios, será efetuada a preparação e a inoculação de culturas planctónicas e sésseis microbianas e será avaliada a sua viabilidade após tratamento com agentes antimicrobianos (e.g. desinfectantes, detergentes, óleos essenciais). Este ensaio simulará uma prática de desinfeção industrial.
  3. Separação de compostos por processos membranares: nestes ensaios, uma suspensão de micropartículas em solução aquosa com glucose e com uma proteína será filtrado por uma membrana de porosidade controlada para separa as partículas e as moléculas em função da sua dimensão. Este tipo de operação (denominada de filtração tangencial) é utilizada, por exemplo, na hemodiálise.
  4. Ensaios de fermentação alcoólica: nestes ensaios, um reator com capacidade de 1 litro será inoculado com uma levedura cervejeira e a conversão de açúcares em etanol será acompanhada.

Files/External Links