Science & Technology Week 2018 @ CEB - Biomark

The Biomark group at CEB will open doors to the Science and Technology Week of 2018

DATA: Sessão 1 - 26 de Novembro, 14h - 17h (sessão preenchida)
PÚBLICO ALVO: Alunos 1º ciclo (máximo 24 alunos por sessão)
LOCAL: Laboratório BioMark, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Experiência 1: "Fez-se luz"
É possível produzir luz com alguns materiais muitas vezes utilizados por nós no dia-a-dia. Nesta experiência, vamos aprender como obter luz, mesmo que seja uma lâmpada muito pequena. 

Experiência 2: "Pega monstros coloridos"
Vamos formar uma gelatina viscosa para brincar que é fácil de moldar e esticar. Esta experiência é o resultado da mistura de borax (borato de sódio) com a cola transparente.

Experiência 3: "Explosão de cores"
Tensão superficial consiste numa relação de repulsão e atração. Assim, nesta experiência, colocou-se o leite em contato com o detergente, uma vez que as partículas do leite sofrem atração entre elas, e o detergente provoca repulsão, rompendo assim a tensão superficial do leite. São adicionados os corantes ao leite para originar uma explosão de cores e poder assim visualizar o efeito de REPULSÃO-ATRAÇÃO.   

Experiência 4: "Super vulcão"
A reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio (conhecido também como fermento para bolos) origina a formação de milhões de bolhinhas de dióxido de carbono, arrastando consigo a “lava” do vulcão. 

Experiência 5: "Esferas coloridas"
Consiste na preparação de pequenas esferas por processos de esferificação.

Experiência 6: "Cromatografia"
No laboratório por vezes necessitamos de separar compostos que estão 
misturados. A cromatografia é um procedimento muito antigo que permite separar compostos de misturas como, por exemplo, pigmentos 
diferentes numa tinta.

Experiência 7: "As cores da luz"
Construir um espectroscópio com CD para observação do espectro da luz visível. Projetar hologramas tridimensionais (3D).