Semana da Ciência e Tecnologia 2015 no CEB

O Centro de Engenharia Biológica (CEB) abre as portas para receber alunos do 1º Ciclo ao Secundário e público em geral na semana da Ciência e Tecnologia.

No âmbito das atividades propostas incluem-se visitas guiadas ao Centro de Investigação com demonstrações experimentais - numa atividade intitulada "Conheça o CEB, uma visita ao mundo da Biotecnologia". Para além de workshops de Biotecnologia, o programa desenvolvido pelo Centro inclui também duas iniciativas "Pequenos Cientistas", para crianças do 1º e 2º ciclo e - "Cientista por 1 dia" - na qual os visitantes terão a oportunidade de acompanhar o dia de trabalho de um investigador, aprendendo os princípios teóricos do tema de investigação e executando experiências laboratoriais. Para finalizar será realizada uma sessão de partilha de experiências/sucessos de investigadores convidados do CEB para o público em geral, a qual será acompanhada da prova da cerveja Letra.  As atividades são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia até segunda, dia 18 de novembro.

 


Programa

Consulte aqui o programa


 

Atividades

 

Conheça o CEB: uma visita ao mundo da Biotecnologia

 

Datas

  • Sessão 1 – 23 de Novembro, 09h30
  • Sessão 2 – 23 de Novembro, 14h30
  • Sessão 3 – 24 de Novembro, 09h30
  • Sessão 4 – 24 de Novembro, 14h30


Público alvo

Alunos 3º ciclo e Secundário (30 alunos em cada sessão)

 

Local

Edifício Engenharia Biológica

 

Descrição

Esta visita pretende levar os visitantes a descobrir o mundo da biotecnologia nas suas mais diversas vertentes; desde a produção de bioetanol, celulose microbiana e embalagens comestíveis até ao desenvolvimento de biofármacos e uso de microrganismos para tratamento de resíduos. Os visitantes terão oportunidade de visitar os Laboratórios de Investigação do Centro de Engenharia Biológica (CEB), conhecer os investigadores, bem como realizar pequenas experiências. A visita encerra com um divertido Biotec Quiz sobre as principais tecnologias apresentadas, a equipa vencedora será premiada com o C&T Biotec Quiz Award 2015.

 

 

Pequenos Cientistas: Vamos espreitar o mundo dos micróbios

 

Datas

  • Sessões 1 e 2– 24 de Novembro, 10h00
  • Sessão 3 – 24 de Novembro, 14h30
  • Sessão 4 – 27 de Novembro, 14h30.


Público alvo

Alunos 1 e 2º ciclo (máx. 30 alunos em cada sessão)


Local

Edifício Escola de Engenharia 2


Descrição

Bactérias, leveduras, fungos e protozoários são micróbios que nos rodeiam e ajudam-nos a viver bem, no entanto também podem causar doenças. Nesta atividade os pequenos cientistas vão observar estes micróbios ao microscópio e realizar experiências para saber como vivem e de que se alimentam.



Workshops de Biotecnologia

 

Datas

  • Sessão 1 – 25 de Novembro 09h30
  • Sessão 2 – 25 de Novembro 14h00
  • Sessão 3 – 27 de Novembro 09h30
  • Sessão 4 – 27 de Novembro 14h00


Público alvo

Alunos 3º ciclo e Secundário (máx. 30 alunos em cada sessão, cerca de 5 alunos por cada workshop)

 

Local

Edifício Engenharia Biológica

 

Workshop 1: O poder das enzimas dos frutos e legumes “Vamos descobrir do que são capazes”

As enzimas são catalisadores biológicos com variadíssimas características. A catalase é uma enzima que possui importantes propriedades antioxidantes uma vez que neutraliza o peróxido de hidrogénio que o nosso corpo produz, evitando assim que atinja níveis tóxicos. Nesta atividade vamos descobrir os frutos e vegetais ricos em catalase e o seu poder.



Workshop 2: O lado negro dos bolores - “Vamos conhecer as suas toxinas”

Os fungos filamentosos são uma fábrica bioquímica fantástica, tendo sido eles a fornecer-nos os primeiros antibióticos. No entanto, são também produtores de uma serie de toxinas que convém evitarmos. Nesta atividade, vamos conhecer essas toxinas, bem como alguns fungos que as produzem, e aprender a analisá-las e caracterizá-las por técnicas cromatográficas.

 


Workshop 3: Chlorella vulgaris – Do biorreactor ao prato, o percurso de um superalimento

A Chlorella é uma alga unicelular verde, microscópica, de água doce. É a maior fonte de clorofila conhecida, além de conter aproximadamente 60% de proteínas, 18 aminoácidos (incluindo todos os aminoácidos essenciais), e mais de 20 vitaminas e minerais.  Nesta atividade, vamos conhecer esta microalga, saber como se cultiva e aprender técnicas que permitem introduzi-la na nossa alimentação.