Spinoff premiada na 8ª edição do Concurso Nacional de Inovação BES [PT]

Decorreu no dia 12 de Dezembro a cerimónia de entrega de prémios da 8ª edição do Concurso Nacional de Inovação BES. O projeto "PNA FISH", venceu na categoria "Recursos Naturais & Alimentação"

Related People


Decorreu no dia 12 de Dezembro a cerimónia de entrega de prémios da 8ª edição do Concurso Nacional de Inovação BES. O projeto "PNA FISH", venceu na categoria "Recursos Naturais & Alimentação".

Os promotores do projecto são as investigadoras Maria João Vieira, Carina Almeida e Laura Cerqueira, do IBB/Centro de Engenharia Biológica da UMinho, e Nuno Azevedo, do LEPAE/Departamento de Engenharia Química da Universidade do Porto.

A Biomode é uma empresa que tem por objectivo a comercialização de métodos de diagnóstico moleculares baseados na tecnologia PNA FISH com aplicações clínicas e na indústria agroalimentar. A técnica de PNA FISH baseia-se na ligação de uma sonda de PNA fluorescente a uma sequência complementar existente no material genético ribossomal (rRNA) do microrganismo a identificar. Tudo isto traduz-se na obtenção de resultados muito fiáveis em cerca de 3 horas. Estes parâmetros são de extrema importância dado que ao nível agro-alimentar, um rápido screening diminui o tempo de quarentena dos produtos, com a consequente redução de existências. Na área clinica, uma redução no tempo de diagnóstico permite uma prescrição mais rápida e, no limite, salvar a vida de um paciente.  

Atualmente a empresa está a proceder à certificação dos seus produtos nas instâncias internacionais competentes (AOAC e FDA). Os investigadores, optaram por iniciar os esforços de penetração no mercado pela área de segurança alimentar, uma vez que é a área com menores barreiras regulamentares e terá por isso expectavelmente o time-to-market mais curto. A produção dos primeiros kits encontra-se na fase final de negociação e devem começar nos próximos dois meses. Os processos de certificação poderão então começar, sendo que junto da AOAC, os dados apurados permitem estimar um período de certificação que rondará os 6 meses para o primeiro produto destinado a detetar Salmonella spp. Espera-se iniciar a comercialização deste produto em meados de 2013.  

A BioMode - Biomolecular Determination, S.A. foi criada em 2010 na sequência de investigação efectuada na Universidade do Minho, IPATIMUP e Universidade de Southampton e visa, para além da comercialização de kits de diagnóstico rápido, explorar a área dos mímicos de DNA.

Ver mais: