Press release on BIOTECNORTE project

CEB promove projeto BioTecNorte com foco em novas aplicações de biotecnologia para Indústria em especial para os sectores agroambientais, alimentação e saúde
O projeto BioTecNorte é um projeto de investigação liderado pelo Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, com foco em novas aplicações de biotecnologia para Indústria em especial para os sectores agroambientais, alimentação e saúde.

O BioTecNorte visa desenvolver e aplicar tecnologias inovadoras, verdes e sustentáveis, baseadas em biotecnologia industrial e nanotecnologia, para a criação de produtos com valor acrescentado que vão ao encontro das necessidades da sociedade nos setores da saúde e alimentar, garantindo e promovendo práticas amigas do ambiente.

O projeto encontra-se estruturado em 3 linhas de investigação complementares.
1. Bio factory: Biotecnologia como chave para a criação e definição de novos processos e produtos numa perspetiva de utilização e recuperação de recursos biológicos.
2. Smart food factory: Sistemas inteligentes para uma indústria alimentar sustentável e amiga do ambiente.
3. Nature factory: Soluções inovadoras de biofarmacêutica, dispositivos médicos, produtos de cosmética e de química fina.

No âmbito do projeto BioTecNorte foram contratados 17 investigadores e técnicos. O projeto BioTecNorte já gerou os primeiros resultados que, pela sua importância, incorporaram iniciativas relevantes a nível nacional e internacional, como o projeto mobilizador MOBFOOD e o Cluster Transfronteiriço de Biotecnologia.

O BioTecNorte é um projeto financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Portugal 2020).

Mais informação sobre o projeto em: www.biotecnorte.eu