LIBRO – Laboratório de Investigação em Biofilmes Rosário Oliveira

O Departamento de Engenharia Biológica (DEB) e o Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho vão hoje atribuir, numa cerimónia de homenagem, a designação “LIBRO – Laboratório de Investigação em Biofilmes Rosário Oliveira” ao antigo laboratório onde a Prof. Doutora Rosário Oliveira exerceu a sua atividade científica, no campus de Gualtar, em Braga. A Profª Rosário Oliveira (1952-2013) foi uma das responsáveis pela criação do grupo de investigação em Biofilmes no CEB/UM, tendo dedicado a sua vida científica a fortalecer este grupo e a promovê-lo internacionalmente.

Com um percurso académico reconhecido a nível nacional, mas também além-fronteiras, em universidades e centros de investigação estrangeiros, a Prof. Rosário Oliveira dedicou a sua vida profissional à Universidade do Minho. Após a graduação em Engenharia Química na Universidade de Luanda, onde viveu parte da vida, regressou a Portugal e ingressou na Universidade do Minho em 1982 como assistente. Fez o doutoramento em 1991 e em 2003 foi promovida a Professora Catedrática no DEB. Foi durante vários anos Vice-Presidente da Escola de Engenharia. Participou ativamente não só na génese do DEB como também no lançamento de vários cursos de mestrado, nomeadamente em Tecnologias Ambientais, em Biotecnologia e em Gestão Ambiental e do programa doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos.