Projeto desenvolvido pelo CEB e pela ION Lda. vence Prémio Nacional de Inovação Ambiental 2012

O projecto SAPHIR – System for Algae-Phosphorous Interaction Rupture arrecadou o primeiro lugar da edição deste ano do Prémio Nacional de Inovação Ambiental 2012, e ficou em terceiro lugar na final internacional do EEP Award 2012 – Environmental Innovation for Europe.

O sistema SAPHIR foi apresentado pela empresa ION Environment and Business Consulting e constitui um processo de eliminação da eutrofização de massas de água por captura de fósforo, pelo elevado poder de adsorção de membranas nanoporosas de alumina. As tecnologias de modelação e recuperação de processos de eutrofização têm sido desenvolvidas pelo grupo de investigação bio-4environment do Centro de Engenharia Biológica da Universidade
do Minho, com vários estudos de mestrado e de doutoramento neste domínio desde 2005 e, a partir de 2011, com o envolvimento activo da ION - Environment and Business Consulting, a qual liderou, em parceria com a Universidade do Minho, o respectivo pedido de patente.
A colocação no mercado foi iniciada pela ION - Environment and Business Consulting para o mercado nacional e internacional estando preparada a sua apresentação nas feiras internacionais POLLUTEC 2012, IFAT CHINA 2013, IFAT Entsorga 2014.

Sobre o Prémio: http://pnia.industriaeambiente.pt

Relacionado: