Experimental Design and Process Optimization

The aim of this course is to introduce the experimental design technology and response surface methodology to academics and R&D professionals.

Domine a tecnologia do seu processo e minimize tempo e custos


O planeamento experimental, baseado nos fundamentos estatísticos, é sem dúvida alguma uma ferramenta poderosa para se chegar às condições otimizadas de um processo, desenvolvimento da formulação de produtos dentro das especificações desejadas, ou melhoramento dos já existentes.

Neste curso você aprenderá a usar a ferramenta DOE (Design Of Experiments) para definir as estratégias adequadas em função das características do processo bem como a análise estatística e a interpretação dos resultados através de casos reais. Esta metodologia é indispensável para conhecer o impacto de cada variável na performance do produto e/ou processo e, consequentemente, otimizá-los reduzindo custos. É ecologicamente correta pois desperdiça menos tempo e investimentos do que tentativa e erro.


Consulte o conteúdo detalhado e cronograma em anexo.

 

 

Público Alvo

Profissionais envolvidos em pesquisa e desenvolvimento, formulação de produtos, produção, controle de qualidade, novos produtos e processos, otimização e redução de custos em diferentes áreas de atuação: Engenheiros químicos, de alimentos, de bioprocessos, de produção, mecânicos, químicos, farmacêutico-bioquímicos, biólogos, nutricionistas, dentre outras.

 

Investimento

 

€ 300,00, incluso material didático (livro) e certificado

 

 

Locais e horários

 

Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (campus de Gualtar):

01/07/2019 das 9:00 às 17:30 – Auditório A1 do Departamento de Informática (DI)
02/07/2019 das 9:00 às 17:30 – Auditório do Departamento de Engenharia Biológica (DEB)
03/07/2019 das 9:00 às 17:30 – Auditório do Departamento de Engenharia Biológica (DEB)
04/07/2019 das 9:00 às 17:30 – Auditório do Departamento de Engenharia Biológica (DEB)
05/07/2019 das 9:00 às 13:00 – Auditório do Departamento de Engenharia Biológica (DEB)

 
Inscrição

Para receber maiores informações sobre o processo de inscrição, envie um e-mail para cristiane.andrade@ceb.uminho.pt manifestando seu interesse (vagas limitadas).

 

 

Profᵃ. Drᵃ. Maria Isabel Rodrigues

 

A Professora Maria Isabel Rodrigues é graduada em engenharia de Alimentos, mestre e doutora pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Brasil). Trabalha há 44 anos na Unicamp e há 29 anos com DOE - Planeamento de Experimentos e Otimização de Processos, estudando, ensinando e aplicando essa ferramenta nos cursos de pós-graduação e in-company em diversas empresas e instituições.

 

Em 2005 publicou o livro Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos, juntamente com o Prof. Dr. Antonio Francisco Iemma, titular em estatística da ESALQ. Em 2009 aposentou-se para constituir a empresa Protimiza e se dedicar exclusivamente ao ensino e consultoria na utilização desta metodologia tão útil se bem utilizada. Em 2014 foi publicada a 3ª edição do livro em português, a edição do livro em inglês pela CRC Press e o software para tratamento dos dados.

 



Related People